17 junho 2012

Tenho uma grande confiança

Carl Rogers

[...]
Tenho uma grande confiança no potencial do homem para resolver seus próprios problemas. Isso vem de fora da minha experiência em terapia e em grupos. Mas esta confiança se baseia, ou tem como condição, que a pessoa esteja realmente consciente dos fatos. O que realmente me perturba a respeito da sociedade de hoje é a pequeníssima consciência de todos os fatos. Acho que uma grande quantidade de pessoas – políticos, oficiais do governo, industriais, facção da extrema direita, facção da extrema esquerda – está empenhada em ocultar os fatos. Não sei se os fatos estarão disponíveis para o homem tomar decisões sensíveis e perfeitas neste período realmente crucial. Alguém me perguntou, não faz muito tempo, se eu era otimista ou pessimista em relação ao gênero humano. Respondi que tinha uma enorme confiança no indivíduo, em grupos pequenos, mas, pelas razões que já coloquei, minha opinião em relação ao futuro da nossa cultura é que nós estamos sob o fio da navalha. Não sei se chegaremos lá ou não. Se houvesse, digamos, uma tomada do poder por uma facção de direita – que acho muito mais provável do que uma tomada do poder pela facção de esquerda – os psicólogos teriam muito a contribuir com quem quer que assumisse a ditadura. Os psicólogos têm se orgulhado de predizer e controlar o comportamento; eles poderiam orientar um ditador na manipulação da opinião pública, na modelagem do comportamento. Quando você tenta imaginar as contribuições da psicologia ou das ciências do comportamento numa democracia viável, isto é uma coisa muito mais difícil. Há realmente só alguns poucos psicólogos que têm contribuído com idéias que ajudam a manter as pessoas livres, tornando-as psicologicamente liberadas e auto-responsáveis, encorajando-as na tomada de decisões e na resolução de problemas.
[...]

Fonte: Evans, R. I. 1979 [1976]. Construtores da psicologia. SP, Summus & Edusp.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker