06 novembro 2014

Quando eu era um jovem regente

Bruno Walter

Quando eu era um jovem regente, todos os músicos amavam Mozart e queriam tocar sua música, porém os diretores dos teatros eram contra essa idéia. Não dava bilheteria. Por exemplo, em Riga, lembro-me muito bem que um membro do Conselho, quando descobriu que a bilheteria não estava indo muito bem, disse que nos deveríamos apresentar peças melhores! E então, graças aos esforços de Mahler em Viena, Mozart foi visto por um novo prisma. Sua veracidade dramática foi reconhecida e Mozart virou boa bilheteria... e mais tarde eu continuei com a mesma linha em Munique. Fiquei dez anos em Munique e é claro que servi muito bem à causa de Mozart... Ele se tornou um dos trunfos da Ópera de Munique. E então, mais tarde, eu voltei a Viena uma vez mais e assumi a direção da ópera de Viena de 1935 até a chegada de Hitler. A essa altura, Mozart já se transformara em grande bilheteria. Maior do que Verdi, maior do que Wagner.

Fonte: Solman, J. 1991. Mozartiana: dois séculos de notas, citações e anedotas sobre Wolfgang Amadeus Mozart. RJ, Nova Fronteira.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker